Nações Unidas - Human Rights

segunda-feira, 4 de maio de 2009

A obstrução ao tratamento de doentes Palestinianos!

A ONG médicos afirma que Israel está a obstruir o tratamento a doentes Palestinianos.
Esta atitude por parte de Israel é sem dúvida um atentado aos Direitos Humanos!

Jerusalém, 4 maio (EFE).- O serviço secreto israelense obstruí, humilha e retém pacientes palestinos de Gaza que necessitam de tratamento médico em Israel, condicionando às vezes sua saída da faixa ao fornecimento de informação de inteligência, segundo a ONG Médicos pelos Direitos Humanos.

Um relatório da filial israelense dessa organização será apresentado amanhã, com essas informações, à Comissão da ONU contra a Tortura, em Genebra.

O testemunho de cerca de 30 pacientes mostra "um crescimento no número de pacientes interrogados", incluindo "menores de idade", e que "a Corte Suprema e o assessor jurídico do Governo israelense cooperam" com estas práticas, diz, em comunicado, Magas Ziv, director local da ONG.


A nota afirma que a Shabak, (Agência de Segurança Israelense), exigiu, em janeiro deste ano, que fossem interrogados 17% dos pacientes que pediram para atravessar de Gaza a fim de serem tratados em Israel.

No ano passado, essa percentagem havia sido apenas 1,45% no mesmo período.

O mês de Janeiro coincide, porém, com a ofensiva militar israelense em Gaza, que deixou cerca de 1.400 mortos, em resposta a ataques do grupo palestino Hamas, em Dezembro.

A organização Médicos pelos Direitos Humanos concluiu, por exemplo, que os agentes da Shabak fotografaram pacientes contra sua vontade, detiveram-nos por períodos desconhecidos e os interrogaram sem notificação prévia, e os incomodaram, insultaram e intimidaram.

"Pacientes que não cooperaram foram devolvidos a Gaza sem receber a permissão de saída para tratamento médico", assinala o comunicado.

Entre Janeiro de 2008 e Março de 2009, pelo menos 438 pacientes foram convocados para interrogatórios à Shabak na passagem de fronteira de Erez, como requisito para estudar suas solicitações de obter as permissões de saída de Gaza para Israel.

3 Comentários =):

Reinaldo Amarante disse...

Lamento só agora ter encontrado o vosso blog.
Uma palavra muito forte de apoio, pela solidariedade demonstrada.
Parabéns pela coragem em manifestá-la.
A seguir, junto o link para um vídeo que fiz em apoio da causa palestiniana.
http://www.youtube.com/watch?v=f-tOSmRSAD4
Reinaldo Amarante, Professor de EF

Anónimo disse...

Muito obrigado Professor, pelo seu comentário e video.
Catarina

Valdecy Alves disse...

Precisamos cada vez mais divulgar para cada pessoa, de todas as idades, de todas nacionalidades, credos de todas faixas etárias... a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Leia matéria sobre o tema em: http://valdecyalves.blogspot.com/2010/12/direitos-humanos-declaracao-universal.html